O visível e o invisível Doces Húngaros Luzes da Cidade Cozinhando para Amigos Maní Viagem a Tóquio Gênios da Humanidade Cozinha Natural Gourmet
China

China

R$120,00


Texto: Diógenes Moura, Cláudia Trevisan, Tom Dwyer e Fernando Machado
Fotografias: Maurício Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos

Disponibilidade: Em estoque

China é o livro que conclui o projeto TRILOGIA VERMELHA dos fotógrafos Ricardo Barcellos, Paulo Mancini e Maurício Nahas. Em 2005, a cidade que teve sua perspectiva captada pelas lentes dos fotógrafos foi Havana, seguida por Moscou e São Petersburgo em 2006. O projeto visa retratar locais de marcada transição social – especialmente países que modificaram seu sistema econômico de produção, como Rússia e China, que pertenciam ao antigo bloco comunista e que hoje disputam a liderança com grandes potências capitalistas – e aqueles que ainda não alteraram significativamente seu modo de produção, mas que vivem um certo processo de abertura política, como Cuba.
Certamente, a China é hoje um dos países mais visados do mundo. Nos últimos trinta anos foi protagonista de uma das maiores transformações sócio-econômicas e culturais já vistas em séculos. Por um lado, se destaca por seu grande desenvolvimento econômico e tecnológico, que se deu primordialmente nos últimos 11 anos, e que a fez passar de sétima para segunda maior economia do mundo – por outro, é bastante criticada por manter grande parte de sua gigantesca população em condições desumanas, que nos remetem aos antigos regimes de escravidão.
À despeito de todas as questões que envolvem a China hoje, as profundas transformações pela qual vem passando se refletem no modo de vida de sua população. O impacto cultural dessas mudanças foi registrado pelo olhar atento dos fotógrafos, que expõem essa revolução de costumes em imagens que mostram como a população incorpora em seu dia a dia os modelos de consumo do Ocidente e como buscam encontrar um equilíbrio entre tradição e evolução.
Uma proposta quanto ao que parece tão distante – mas, longe de contradições e constatando a globalização como fenômeno determinante - também tão próximo. Bons exemplos são a divergente construção de noção de público e privado, como explicita o professor Tom Dwyer, da Unicamp: “Para eles, espaços públicos podem ser usados para fins privados, e se pode fotografar com grande liberdade o que, para nós, seriam considerados elementos reservados da vida privada.”; e, como afinidade, temos o apontamento da jornalista Cláudia Trevisan “Apesar das transformações das últimas três décadas, um elemento da cultura chinesa continua inabalado: a família. Casar e ter filhos – ou um filho – continua a ser crucial para homens e mulheres.
Por fim, a obra é um convite à reflexão sobre os rumos dessa sociedade – aparentemente distante – através da percepção de três olhares distintos.

Projeto gráfico Kiko Farkas (Máquina Estúdio)
27,5 x 27,5 cm | 172 páginas
fotos coloridas
ISBN 9788572344296

Informe seu nome e email:

Nome: E-mail:

Informe o nome e email do destinatário:

Nome: E-mail:
Mensagem:
© Editora DBA 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aretha.