O visível e o invisível Doces Húngaros Luzes da Cidade Cozinhando para Amigos Maní Viagem a Tóquio Gênios da Humanidade Cozinha Natural Gourmet
The Beatles – 50 anos depois

The Beatles – 50 anos depois

R$35,00



Disponibilidade: Em estoque

Minucioso, com a discografia completa do grupo de música popular mais famoso do mundo, em todos os tempos, o livro The Beatles – 50 anos depois,  de Bento Ferraz, prova o acerto de escolher datas redondas para realizar o balanço de uma carreira, marcando-a com um espaço de tempo tão representativo e sugestivo como é um meio século.
Na música popular, este é um dos poucos  casos em que se pode falar de um corte absoluto na história narrada: antes e depois.
De fato, o mundo da música pop quase que amadureceu de repente para o início de carreira e o sucesso esfuziante dos quatro integrantes do grupo–  John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo–, dos quais só dois continuam vivos, visto que John foi assassinado a tiros em 1980 e George sucumbiu de um câncer em 2001. Com excelente pesquisa e visível  dom de síntese, Bento Ferraz  conta sua história.
Nasceram em Liverpool, cidade portuária ao norte da Inglaterra, e aí também começará a “acontecer” o sucesso do grupo,  que se espalhará pelo mundo inteiro trazendo delírio aos que os ouvem ou vêem em seus performáticos shows, e, ainda, dentro de um breve  transcorrer de tempo, apresentando um novo e provocativo modo de encarar a vida,  sobretudo entre a juventude. Isso foi tão marcante  que recebeu um nome:Beatlemania.
Para avaliar a importância do que aqui se conta, basta lembrar  “que os Beatles já superaram a inimaginável marca de 1 bilhão de discos vendidos em todo o mundo; inspiraram a criação de bandas de todas as tendências do rock ‘n’ roll: construíram uma ponte entre a canção popular e a música erudita: e levaram riso, choro e fruição estética a milhões de pessoas”, lembra o autor deste livro, como a demonstrar que a narrativa que se lê em suas 130 páginas não é pertinente  tão-só ao universo da música popular, mas pode ser vista com um capítulo especial  na história dos tempos modernos.
E, como não seria assim,  se se pode creditar aos Beatles extraordinária influência no comportamento humano após sua eclosão, como o uso da  pílula, a liberação sexual, a contestação política, culminando em inúmeras outras atitudes de enfrentamento à tradição que têm tudo a ver com eles?
Mas é a música e seu poder de encanto e fruição estética que vão justificar tudo isso. E, incrível,  justificar já com a primeira gravação: “Love me do”, de 1962 e, logo, em 1963, “She loves you”, maior sucesso nacional e o primeiro internacional.
Por último, para que se perceba o extraordinário desta e outras histórias dos Beatles, basta citar que Yesterday, de Paul McCartney, ”é a música mais regravada, vendida e tocada em rádio e televisão do mundo inteiro”, como lembra o autor deste livro.
Não é o  bastante?

Projeto gráfico de Débora Setton e Capa Victor Burton
15,5X23 cm | português
capa mole
ISBN 978-85-7234-381-7

Informe seu nome e email:

Nome: E-mail:

Informe o nome e email do destinatário:

Nome: E-mail:
Mensagem:
© Editora DBA 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aretha.