O visível e o invisível Doces Húngaros Luzes da Cidade Cozinhando para Amigos Maní Viagem a Tóquio Gênios da Humanidade Cozinha Natural Gourmet
Outros carnavais

Outros carnavais

R$60,00


De : Joana Lira

Disponibilidade: Fora de estoque

Outros carnavais, da ilustradora e designer pernambucana Joana Lira, foi pensado e escrito para mostrar a pluralidade dos ritmos, cores, figuras e personalidades marcantes do carnaval do Recife.
O livro – uma grande festa de cores – conta as etapas de um trabalho de cenografia desenvolvido para a maior festa de rua do Recife, sobressaindo como  personagem o desenho, que ilustra  as várias faces dessa famosa festa popular.
É obra de se ler e, muito, de se olhar, pois trata, sobretudo, de desenhos cenográficos que ilustram  os passos do frevo e o universo de um carnaval em todos os aspectos único. E, como bem mostra Joana Lira, o frevo, que pegou esse nome em 1909, gloriosamente não destoa, hoje, dos versos do poeta pernambucano Ascenso Ferreira,  escritos na década de 1930: “vem vindo/vem vindo na onda/ se parafusando/se destrambelhando”. (Não esquecer que foi da idéia de fervura – na pronúncia do povo frevura, frever – que se criou o frevo; daí o acerto de Outros carnavais, que carrega nas cores abundantemente ensolaradas, “freventes”.
Ajudam a leitura do livro o breve  histórico sobre o carnaval escrito pela jornalista  Silvana Assumpção (Que baque é esse?) e o artigo “Com munganga e ruge-ruge”, do antropólogo Raul Lody. Sem contar o texto de Kiko Farkas,  que lembra  a “transposição do cordel para a dimensão urbana da decoração do carnaval do Recife”.
Lúdico, regado de sol, o livro  prestigia a cultura popular não só do Recife, mas do Brasil todo. (Não foi à toa que Ariano Suassuna foi o principal homenageado do carnaval de 2006.)
Outros carnavais aponta para a necessidade de que haja outras publicações como esta, em torno da cultura e dos modos de festa de nosso povo.
Mas, aqui, o que acaba soando mesmo mais alto é a frase do pintor pernambucano Cícero Dias, que será homenageado no carnaval de 2009: “Eu  vi o mundo, e ele começa no Recife...”

Projeto gráfico de Kiko Farkas
21x24cm | 264 páginas | português/inglês
fotos coloridas | capa dura
ISBN 978-85-7234-354-1

Informe seu nome e email:

Nome: E-mail:

Informe o nome e email do destinatário:

Nome: E-mail:
Mensagem:
© Editora DBA 2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Aretha.