Métodos de pagamento

FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png

© 2019 by DBA editora

De: Heloisa Bacellar

Fotografias: Romulo Fialdini

 

Consta que o bacalhau delicia o paladar do homem há uns 1300 anos, com crescente popularidade.
Por esse e outros motivos, tem tudo para merecer um livro como este, gostoso de se ler, enxuto, trazendo um roteiro otimamente pesquisado sobre esse peixe que entre nós marca datas especiais como Sexta-Feira Santa, Natal e, por vezes, outras, quando existe o intuito de que sejam memoráveis.
Logo no início a autora elabora uma pergunta bem humorada, mas essencial, pois diz respeito à sempre aprazível relação entre os homens: Será que vinkings, bascos, noruegueses,portugueses, ingleses, holandeses, dinamarqueses, franceses, espanhóis,  americanos, canadenses e brasileiros têm alguma coisa em comum? Sim, todos adoram bacalhau.
Heloísa Bacelar, que anteriormente publicou na DBA o seu já clássico Cozinhando para amigos, traz neste livro, com graça, notável abrangência e minuciosa pesquisa, um roteiro do bacalhau, expondo os diversos modos de se chegar à degustação ideal desse peixe. Nesse campo, defende a legitimidade do Cod Gadus Morhua –  o bacalhau legítimo da Noruega–,  alertando:  Como ninguém faz milagres, é bom desconfiar das ofertas irresistíveis. Uma coisa é certa: o Cod é um peixe ultraespecial  e não tem como custar pouc . Caso contrário, ou houve algum problema de conservação, ou é alguém  tentando vender gato por lebre.
Mas se tranquilizem os parentes do legítimo bacalhau, aliás popularíssimos – Ling, Saithe e Zarbo–, pois a autora não deixa de lembrar que eles têm, na culinária, sua função e competência, apontando a  boa presença em saladas, bolinhos e recheios.
Livro aprazível de se ler, traz, além do excelente roteiro do bacalhau, sob o título Bacalhau – histórias e receitas – das águas geladas às caçarolas,  22 receitas, em cujos nomes, com a simples leitura, dá para se sentir o aroma inconfundível: Bolinho de bacalhau e mandioquinha; Bacalhau dourado com sopa vermelha de legumes e azeite; Bacalhau com presunto cru e molho escuro de cerveja...
É assim que o bacalhau cada vez mais se populariza e, antigo no paladar do homem, se torna ainda mais irresistível.

Projeto gráfico de Emanuel Della Nina (Estúdio DBA)
15,8 X 20 cm | 64 páginas | português
fotos coloridas | capa dura
ISBN 978-85-7234-409-8

Bacalhau – histórias e receitas – das águas geladas às caçarolas

R$ 35,00Preço