Métodos de pagamento

FACEBOOK.png
INSTAGRAM.png

© 2019 by DBA editora

Fotografia: Robson Silva e Silva

Texto: Luís Fábio Silveira

 

O Parque Nacional  da Serra da Canastra é o “personagem” deste livro que se expressa sobretudo por fotografias,  ilustradas por um texto apoiado em paciente  pesquisa. As fotos, o texto e, por decorrência, a obra, a par de mostrar as belezas e riquezas da região, servem, por outras vias, para manter uma preocupação infelizmente repetitiva no Brasil: a necessidade de barrar a descaracterização ambiental e, no presente caso, preservar as nascentes do rio São Francisco, que na década de 1970 já foi ameaçado por uma grande seca.
Como se pode observar, o Parque surpreende e é das paisagens brasileiras que no início do século 20 sustentavam uma onda de bom ufanismo, pelas grandiosidades naturais que possuímos.
As fotos mostram toda a beleza do Parque, o qual, ainda que inserido no cerrado, tem contato com a mata atlântica, uma das possíveis explicações para a diversidade extraordinária de espécimes da fauna e flora nele existente.
Se ficou em textos do viajante Saint-Hilaire o deslumbramento com a paisagem local, sobretudo com as cachoeiras, das quais se destaca a Casca d’Anta, é relevante  também que a região, de colonização mais que centenária, possui rico patrimônio cultural, como a subsistência de “técnica” de cuidar do gado semelhante à que se utiliza nas terras altas européias e o “queijo da serra da Canastra” que, salgado, de  sabor forte e inesquecível, inspirou receitas que têm 150 anos.
As fotos de Robson Silva e Silva, biólogo nascido e formado em Santos, provam competência, sensibilidade e carinho grande pela natureza¸ passando, com isso, conhecimento e emoção.
O texto de Luís Fábio Silveira, biólogo formado pela PUC de Minas Gerais, comenta com pormenores a fauna e a flora da região, que, histórica, revela parte de um Brasil verde que necessita permanecer intocado, até mesmo como exemplo de preservação e manutenção da natureza para outros  projetos que vierem a surgir na área ambiental.

Projeto gráfico Emanuel S. D. Nina
28x28 cm | português/ingles
fotos coloridas | capa dura
ISBN 85-7234-340-7

Serra da Canastra – Tesouros Naturais do Brasil

R$ 69,00Preço